Administrar uma empresa é um grande desafio! E com ele, surgem inúmeras responsabilidades e tarefas que quando realizadas de forma otimizada e eficiente, podem contribuir muito para o crescimento do negócio.
Uma dessas tarefas é se manter em dia com as obrigações fiscais. Sabemos que quando o assunto envolve tributação diversas questões burocráticas são envolvidas como, por exemplo, obedecer os prazos para declaração, determinados pelo Fisco.
Para que você não encare essa responsabilidade como uma tarefa impossível, te ajudaremos, com algumas dicas práticas, a fugir dos perigos do Leão.
Dicas para não cair na malha fina
- Entregue as declarações nos prazos determinados
Fazer as entregas das obrigações no prazo correto e de acordo com o que é determinado pela receita federal evita diversos tipos de multas, fiscalizações e transtornos junto ao Fisco.
É preciso organização para que nenhum prazo seja deixado de lado. Planeje-se! - Mantenha um controle sobre os dados informados nas declarações
Sabemos que erros acontecem, mas omitir dados da Receita Federal pode soar como falta de transparência e sonegação fiscal. Essa atitude pode levar a diversos tipo de punições.
Para isso, sempre certifique que a demonstração de resultados financeiros foi feita corretamente. Acompanhe todas as entregas! - Declare os impostos da forma mais correta que for possível
Lembre-se que cometer qualquer tipo de erro nas declarações pode fazer com que sua empresa caia na malha fina e isso implique em multas para a sua empresa.
Para que isso não aconteça, é necessário estar atento a todas as informações que constam na declaração. Confira sempre antes de enviar!
Como colocar essas dicas em prática?
Seguir essas três dicas pode contribuir muito para que o processo de pagamento de impostos aconteça sem que a sua empresa caia na malha fina.
São tarefas burocráticas, mas que merecem atenção especial, já que qualquer erro pode implicar em punições e multas pesadas.
É isso mesmo, quando o assunto é tributação também vale a máxima: é melhor prevenir do que remediar.Por isso, lembre-se de investir no planejamento financeiro do seu negócio:
- Tenha uma equipe responsável e eficiente para acompanhar as questões financeiras da sua empresa
- Esteja sempre atualizado quanto às normas e leis da Receita Federal
- Use a tecnologia a seu favor. Hoje, podemos contar com softwares que ajudam a realizar os acompanhamentos da gestão financeira de forma mais automática.
Se você se lembrar de mais uma prática que ajuda sua empresa a não cair na malha fina, compartilhe sua tática aqui nos comentários! E se ficou com alguma dúvida e quer saber mais sobre o assunto, entre em contato conosco.