Recebi uma autuação do Fisco. E agora?

Entre as atividades que fazem parte da rotina de um empresário, o pagamento de impostos é uma das que deve receber grande atenção. Afinal, essa tarefa envolve questões burocráticas e técnicas difíceis de compreender e de acompanhar.

Caso a auditoria fiscal não receba o cuidado que precisa, é possível que a tarefa saia do controle e a empresa deixe de cumprir com as obrigações junto ao Fisco. É isso mesmo, esse deslize pode fazer com que, inclusive, a empresa seja autuada.

 

O que é a autuação fiscal

A autuação fiscal ou auto de infração (AI) é a última etapa do processo de fiscalização que busca identificar falhas e divergências na declaração dos impostos de uma companhia.

Entre as principais divergências que podem gerar problemas com os órgãos fiscalizadores e multas estão:

  • Falta de controle e organização da gestão tributária
  • Despreparo no recebimento do Fisco
  • Não apresentação das declarações fiscais exigidas
  • Ausência de pagamento dos impostos
  • Desconhecimento da legislação

Por ser a última etapa da fiscalização, quando uma empresa é autuada ela recebe uma multa como penalidade pelo descumprimento fiscal.

 

É possível reverter a autuação junto ao Fisco?

É possível recorrer à autuação nos âmbitos jurídico e administrativo. Vale lembrar que os procedimentos são trabalhosos, por isso, é necessário e importante entrar em contato com uma consultoria especializada.

Saiba o que deve ser feito se sua empresa for autuada:

  1. Confie no seu contador

Ao entrar em contato com a consultoria ou com o seu contador, contribua para a construção da defesa da sua companhia e das investigações. Será necessário buscar dados e relatórios, além de avaliar a falha ocorrida.

  1. Busque compreender o motivo da autuação

É possível que tenha sido feita alguma cobrança indevida ou que a sua empresa esteja deixando de lado algum procedimento. Procure pela raiz do problema para evitar transtornos futuros.

  1. Nunca omita informações

Mesmo se a falha for constatada, a multa for procedente e o Fisco exigir esclarecimentos, não deixe de apresentar tudo que for solicitado. A omissão de informações pode prejudicar ainda mais a situação do seu negócio.

 

Considere sempre a máxima: melhor prevenir do que remediar

Para garantir que a sua empresa não terá que passar por esse tipo de situação, busque um planejamento e acompanhamento tributário eficientes, aposte em profissionais competentes e utilize a tecnologia a seu favor.

Entre em contato conosco. Nós podemos te ajudar a prevenir desgastes com o Fisco e a manter a saúde financeira do seu negócio.

Fale Conosco

Associamos tecnologia a expertise técnica de consultores especializados em matéria tributária e contábil.