Abrir uma empresa envolve grandes responsabilidades como, garantir a qualidade do produto e do serviço prestado, fazer a gestão de pessoas, cuidar da motivação dos funcionários e das finanças.
Além dessas, que normalmente são as maiores preocupações da pessoa que é responsável por um negócio, também é preciso ter como ponto de atenção o cuidado com as obrigações fiscais e contábeis.
Manter-se em dia com essas obrigações é fundamental para garantir o sucesso de um negócio porque faz com que a empresa não fique no prejuízo pagando multas, por exemplo.
Obrigações fiscais
As obrigações fiscais, por exemplo, envolvem todos os impostos que uma empresa precisa pagar para se manter regular junto ao fisco. Elas também são conhecidas como obrigações tributárias.
Nós sabemos que, no Brasil, temos uma alta carga tributária envolvendo produtos e serviços. Por isso, se manter atento pode fazer toda a diferença para as finanças de um negócio. Abaixo trouxemos quais são as obrigações que fazem parte da gestão tributária:
1. Emissão de nota fiscal
As notas fiscais devem ser emitidas sempre que for prestado serviço ou vendido um produto.
2. Pagamento de impostos
O sistema tributário brasileiro é bastante complexo e rígido, por isso, ter uma equipe que apoie a empresa, nesse sentido, é importante. Entre os principais impostos que precisam ser pagos estão: o CSLL, o COFINS, o ICMS, o IRPJ, o PIS e o ISS.
3. Livros fiscais
Os livros fiscais devem conter os relatórios de todas as entradas e saídas, controle de estoque, apurações de tributos e outros elementos que envolvem os impostos de uma empresa. É muito importante manter esses documentos atualizados para que não aconteçam divergências nas questões tributárias.
Obrigações contábeis
As obrigações contábeis são de extrema relevância para qualquer empresa, visto que comprova que a situação patrimonial do negócio está de acordo com a legislação por meio de relatórios e análises dos dados fiscais. Sendo assim, essas obrigações contam com alguns elementos, como:
1. Formalização da empresa
A formalização da empresa é a primeira obrigação contábil a que um negócio precisa se atentar. Essa etapa envolve formalizar o CNPJ, contar com o alvará de funcionamento, definir o regime tributário, elaborar um contrato social, entre outros.
2. Demonstrações contábeis
As demonstrações contábeis são importantes não só porque são obrigatórias para determinados regimes de trabalho, mas porque ajudam no planejamento estratégico, representando o fluxo contábil e financeiro da empresa.
Para realizar as demonstrações contábeis é possível contar com o Balanço Patrimonial e com o DRE (Demonstração de Resultados e Exercícios).
Conte com uma equipe para te ajudar
Você já sabe que manter as obrigações fiscais e contábeis de uma empresa é uma tarefa muito importante, que nem sempre será simples. Por isso, vale a pena contar com uma equipe dedicada para ajudar a sua empresa nessa tarefa! Não deixe esse assunto de lado e garanta o sucesso do seu negócio!