Ter um setor de contabilidade em qualquer empresa é praticamente obrigatório hoje em dia. Afinal, a alta carga tributária brasileira faz com que seja necessário contar com quem entende do assunto para manter as obrigações fiscais em dia.
Mas será que só evitar multas e pendências diante do Fisco é suficiente? Depende do resultado que você espera que o seu negócio atinja.
Se você pretende fazer com que o seu negócio cresça, otimizando os recursos que a sua empresa tem nas mãos, uma boa estratégia é fundamental. Nesse sentido, a contabilidade consultiva é uma ótima ferramenta.
O que é contabilidade consultiva?
Normalmente, os escritórios fazem o papel de receber e gerar informações sobre o negócio do qual estão cuidando. Esse volume de dados, em geral, é utilizado em obrigações legais e são armazenados.
Já com a contabilidade consultiva esses dados são empregados na gestão estratégica e o profissional contábil atua também como consultor.
Nesse sentido, o escritório contábil funciona tanto como prestador de serviços, quanto uma assessoria empresarial, auxiliando inclusive nos processos de backoffice.
Contabilidade consultiva e relacionamento com o negócio
Por conta do papel que a contabilidade consultiva desempenha, o relacionamento entre o escritório de contabilidade e o negócio cliente é muito mais próximo.
O consultor de contabilidade precisa compreender exatamente as atividades, metas e fraquezas da empresa para que possa criar estratégias para o negócio atingir seus principais objetivos.
Dessa forma, o atendimento torna o trabalho contábil mais personalizado, tornando-se um importante aliado da empresa que contrata o serviço.
Contabilidade consultiva e transformação digital
O uso de recursos tecnológicos proporcionados pela transformação digital é uma grande tendência para todos os setores.
Para proporcionar todos os benefícios, a contabilidade consultiva utiliza a tecnologia como aliada, fazendo com que seja mais simples realizar procedimentos burocráticos, ganhando mais tempo para planejar a estratégia do negócio junto com a empresa que é sua cliente.
Assim, ajuda a reduzir custos, contribui para a tomada de decisão e faz com a empresa se torne mais competitiva ao utilizar o que há de mais moderno na área da contabilidade.
Como a contabilidade consultiva ajuda o seu negócio
Como você pôde perceber, contar com um contador consultor faz com que a contabilidade da sua empresa vá além de apenas cumprir as obrigações fiscais. A contabilidade consultiva ajuda com estratégias.
Para ficar mais fácil compreender como, acompanhe alguns dos papéis da contabilidade consultiva:
– Melhorar a estrutura organizacional para o backoffice
– Criar práticas internas para redução do risco fiscal
– Desenvolvimento do planejamento tributário
– Proporcionar melhorias nos indicadores financeiros para análise de resultados
– Otimizar processos para a gestão financeira em geral
– Acompanhar a movimentação das informações financeiras e legais
Conte com uma contabilidade consultiva!
Se ao ler esse artigo você compreendeu que o que a sua empresa precisa é de uma contabilidade consultiva, converse com um dos nossos especialistas. A Lince pode ajudar com a consultoria contábil do seu negócio.