A alta carga tributária que envolve a gestão de um negócio pede processos menos burocráticos, para que nenhuma informação, data ou imposto importante sejam esquecidos.
Nós sabemos o quanto a tecnologia tem contribuído para otimizar as nossas atividades diárias. E isso não é diferente com a gestão tributária de um negócio.
Tecnologia na gestão tributária
Hoje, existem softwares que podem contribuir para automatizar processos mais específicos e fazer com que a gestão tributária torne-se mais estratégica.
Abaixo, apresentaremos 4 processos tributários em que a tecnologia pode ser ferramenta-chave:
1. Planejamento tributário
Um bom planejamento é fundamental para qualquer tipo de negócio. Quando falamos em planejamento tributário, a tecnologia pode ser importante para investigar todas as questões relacionadas a impostos.
Essa investigação faz com que a empresa tenha em mãos o controle dos tributos, fazendo com que a tecnologia trabalhe junto com o ERP (Enterprise Resource Planning).
2. Apuração de impostos
Apurar impostos de forma manual é uma atividade que pode ser feita por qualquer equipe. Porém a chance de erros é grande.
Para uma gestão tributária eficaz é necessário utilizar softwares que consigam realizar essa função de forma automática.
A tecnologia, nesse caso, não só deixa essa tarefa mais ágil, como torna possível rastrear os cálculos tributários e monitorar a legislação vigente.
3. Estratégias para elisão fiscal
A tecnologia ajuda na prática da elisão fiscal porque ajuda, com base nos conhecimentos das legislações vigentes, a planejar estratégias para que um negócio pague a menor carga tributária possível.
Nesse ponto vale lembrar que a elisão fiscal é diferente de evasão fiscal. A elisão prevê estratégias para que uma empresa pague menos impostos, de forma legal. Já a evasão fiscal se dá quando um estabelecimento sonega impostos, o que é ilícito.
4. Cruzamento de dados e informações fiscais
Não entregar as obrigações Fiscais, ou entregá-las atrasadas pode gerar problemas com o Fisco, causando prejuízos financeiros para as empresas.
Para que essa questão não prejudique o negócio, a tecnologia pode ser uma grande aliada. Softwares que mapeiam quais são as obrigações, os prazos e regras para as questões tributárias asseguram que não há divergências nas informações entregues ao Fisco e evitam multas.
Otimize seu negócio seguindo tendências
O mundo está cada vez mais digital. A automatização de processos e utilização de programas que economizam tempo e burocracias é uma grande tendência da nossa nova era.
Ir na contramão pode dificultar, inclusive, as questões financeiras do seu negócio. O pagamento de impostos é só um exemplo.
Por isso, utilize a tecnologia a seu favor! Assim, sobra mais tempo para você e sua equipe serem mais estratégicos em relação ao desenvolvimento do seu negócio.