A alta carga tributária é algo que preocupa tanto as empresas quanto os consumidores. Afinal, os impostos embutidos em determinados produtos podem chegar a até 50% do valor, por exemplo.
Com o dia das crianças chegando, os brinquedos são itens altamente buscados pelos consumidores. Por isso, que tal compreender como está sendo feita a cobrança de impostos sobre esses produtos?
Brinquedos com maior incidência de impostos
Entre os itens mais buscados pelos consumidores nessa data comemorativa estão brinquedos como bonecas, carrinhos, roupas, videogames, patins, skates e patinetes, por exemplo.
Considerando esses produtos, em geral, os mais tributados são os videogames. Em alguns anos, a quantidade de impostos pagos nos consoles chegou a 70% do valor do produto.
Esses valores altos de impostos a serem pagos se devem às alíquotas aplicadas em produtos importados.
O que esperar em relação à tributação de brinquedos em 2021
Segundo um instituto técnico do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), a redução da alíquota de importação de brinquedos (que passará de 35% para 20%) pode trazer ao Brasil uma grande variedade desses itens neste e nos próximos anos.
A previsão é de que haja uma redução média de 5,1% a 5,7% no preço dos brinquedos vendidos no país, quando esta alíquota atingir 20%, em dezembro deste ano.
Isso significa que para o Dia das Crianças e para o Natal de 2021, teremos no Brasil uma maior variedade de brinquedos a um custo reduzido. O que pode aquecer a economia nessas duas datas comemorativas.
Redução dos impostos sobre brinquedos
A redução da tributação foi aplicada pela Camex (Câmera do Comércio Exterior) como resultado de uma consulta pública que envolveu a escuta de 1465 pessoas, entre elas, consumidores finais, importadores, produtores, varejistas, acadêmicos e entidades que atuam no setor.
Cerca de 60% das pessoas ouvidas se posicionaram a favor da redução dos impostos sobre os brinquedos, o que contribuiu para que a tributação fosse diminuída da forma que foi planejada.
Impactos da redução da alíquota de brinquedos
Como consequência da redução do valor a ser pago pelo consumidor final pelos brinquedos, o CNCPD (Conselho Nacional de Combate à Pirataria e Delitos Contra a Propriedade Intelectual) apoiou a iniciativa, já que a redução dos preços pode contribuir para que consumidores não comprem produtos falsificados.
Os efeitos da redução de preços já devem ser sentidos este ano e consolidados em 2022, conforme a renovação dos estoques.
Tributos e comércio
A redução da carga tributária sobre produtos de qualquer segmento pode contribuir tanto para os consumidores, quanto com as empresas. Afinal, é possível reduzir o preço a ser cobrado por determinado item, o que diminui também os obstáculos para as compras.
Mas, dessa vez, um dos grandes beneficiados com essa iniciativa serão as crianças! O que acha desse assunto? Deixe sua opinião e entre em contato conosco, caso tenha qualquer dúvida sobre esse tema!