Se você é empreendedor e gerencia um negócio sabe que a alta quantidade de impostos é uma preocupação importante. Afinal, elas impactam diretamente na saúde financeira da sua empresa.
Além de saber quanto se paga de impostos é preciso saber se as cobranças estão sendo feitas devidamente.
É possível que impostos sejam cobrados ilegalmente?
Não se trata de golpe. O governo também pode cometer erros. Nesses casos, se a cobrança inadequada for constatada é direito de toda empresa solicitar a recuperação dos créditos tributários.
Mas para reivindicar os valores que foram pagos indevidamente, é preciso que você identifique as cobranças ilegais. Para isso, listamos alguns passo que podem te ajudar nessa tarefa:
1. Verificar o extrato de recolhimento de impostos
É preciso estar atento ao extrato para verificar exatamente quais são os valores que estão sendo cobrados e se eles estão de acordo com o regime de tributação do seu negócio.
2. Conferir os documentos de entrada e saída de valores
Também é necessário conferir alguns documentos que podem apontar cobranças indevidas. Abaixo identificamos alguns deles:
- Data de venda e/ou execução do serviço;
- CFOP: Código Fiscal de Operações e de Prestações das Entradas de Mercadorias e Bens e da Aquisição de Serviços;
- ICMS ST: Imposto Sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços com Substituição Tributária;
- ISS: Imposto Sobre Serviço.
3. Realizar auditorias periódicas
Por meio desses processos, será feita uma análise minuciosa dos registros contábeis e, assim, os impostos pagos indevidamente poderão ser identificados com mais facilidade.
4. Contar com profissionais de contabilidade
Se para você a tarefa de verificar extratos ou checar documentos relacionados à contabilidade é uma tarefa complicada, não deixe de contratar profissionais que possam realizar essa tarefa com eficiência.
Um contador ou uma empresa de consultoria contábil poderá te ajudar não só a fazer essas verificações como também a pensar em estratégias para favorecer a saúde financeira do seu negócio.
Identifique os impostos indevidos e aumente seu lucro
Seguindo esses passos, é possível que você identifique cobranças que podem ser restituídas. Verifique algumas situações em que a restituição pode ser solicitada:
- Pagamento com valor superior ao que a lei determina ou em duplicidade
- Cobrança ou pagamento espontâneo de tributo indevido
- Erro na identificação do sujeito passivo, na determinação da alíquota aplicável, no cálculo do montante do débito ou na elaboração ou conferência de qualquer documento relativo ao pagamento
- Em algumas situações em que houver o pagamento do Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação – ICMS devido por substituição tributária
Se você ainda não realiza esse tipo de verificação, conte conosco! Nós podemos te ajudar a aumentar a margem de lucro da sua empresa.