O gerenciamento das obrigações fiscais pode ser uma atividade que demanda muito trabalho e energia das empresas. Qualquer detalhe que for deixado de lado em relação a impostos e declarações pode gerar multas e punições do Fisco.
Mas é claro que tudo isso pode ser evitado com algumas boas práticas a serem realizadas no dia a dia da sua empresa.
Aqui trouxemos cinco dicas que podem te ajudar a evitar dores de cabeça em relação ao Fisco. Vamos a elas?
1. Faça um bom gerenciamento de registros fiscais
É muito importante armazenar nos sistemas da empresa todos os documentos relacionados ao pagamento de impostos como notas fiscais e registros de funcionários, por exemplo.
Isso porque o Fisco pode exigi-los a qualquer momento, caso não tenham expirado, de acordo com o prazo que a lei determina. Normalmente, esse prazo é de cinco anos.
Para armazenar essas informações com segurança e praticidade, conte com a tecnologia!
2. Realize auditorias periódicas e preventivas
Realizar auditorias internas para analisar os registros, transações financeiras e demonstrativos pode ser muito importante para identificar divergências fiscais e corrigi-las, antes que a solicitação chegue pelo Fisco.
Essa prática é fundamental para manter todas as obrigações tributárias em dia, evitando multas e punições.
3. Pague impostos em dia
Outra prática simples que evita multas é o pagamento dos impostos no prazo. É imprescindível seguir o cronograma da Receita Federal e das Secretarias da Fazenda, para evitar problemas com o Fisco.
4. Use a tecnologia
Quando o assunto é gerenciamento tributário, não deixe a tecnologia de lado!
Existem softwares que podem tornar essa atividade mais prática e funcional, por exemplo, contribuindo para o armazenamento de documentos e registros fiscais, ou mesmo emitindo alertas sobre os prazos para o envio de declarações e pagamento de impostos.
Existem diversos tipos de programa e para escolher o mais adequado é importante que a sua empresa faça um diagnóstico e verifique qual software tornaria os processos mais eficientes.
5. Conte com a assessoria de uma empresa de contabilidade
Nada como se afastar um pouco do problema para encontrar a solução, não é mesmo? Uma empresa de contabilidade pode contribuir muito com os processos tributários do seu negócio, também por trazer uma visão de fora dos seus processos, além da visão de profissionais especialistas no assunto.
Contratando uma assessoria contábil é possível contar com um acompanhamento dedicado a esses processos que são muitas vezes burocráticos e, assim, ter a garantia de que sua empresa não enfrentará problemas com o Fisco.
Colabore com o Fisco e mantenha a saúde do seu negócio!
Evitar problemas com o Fisco é fundamental para que sua empresa continue crescendo e para que ela sobreviva no segmento do qual faz parte. Por isso, não deixe de aplicar essas dicas.
E se ficou com alguma dúvida, entre em contato conosco! Nós podemos te ajudar!