Está chegando o período em que brasileiros e empresas precisam cumprir uma das principais obrigações fiscais: a declaração do imposto de renda.
Esse assunto te traz preocupação? Pelo sim ou pelo não é sempre bom saber o que te espera nesse momento. Então acompanhe o guia prático que preparamos para te ajudar!
Imposto de Renda
O Imposto de Renda (IR) é um dos tributos federais mais importantes do Brasil que incide sobre o que você ganhou durante o ano anterior.
A declaração deve ser feita todo início de ano, entres os meses de março e abril, com o objetivo de garantir ao Governo que todos os ganhos do ano anterior foram feitos de forma legal.
Diferenças entre os impostos de empresas e pessoas físicas
Existem dois tipos de Imposto de Renda:
- IRPF (Imposto de Renda de Pessoa Física): voltado para pessoas que precisam informar ao governo seus rendimentos.
- IRPJ (Imposto de Renda de Pessoa Jurídica): focado em comunicar e regularizar a situação da empresa com o governo federal. O IRPJ informa as movimentações fiscais e contábeis das empresas durante o ano, comprovando o cumprimento dos deveres tributários como empresa.
Imposto de Renda de Pessoa Jurídica
De acordo com a Receita Federal, são obrigadas a declarar Imposto de Renda as seguintes pessoas jurídicas:
- Empresas públicas;
- Pessoas Jurídicas com sede em outros países que têm representações, agências, sucursais ou filiais no País;
- Pessoas Jurídicas de direito privado com domicílio no Brasil, independentemente da finalidade, da nacionalidade e de quais forem os participantes no capital delas;
- Sociedades cooperativas de consumo cuja finalidade seja a compra e o fornecimento de bens aos consumidores;
- Sociedades de economia mista e as subsidiárias delas.
A instituição que não apresentar a declaração de IRPJ até o fim do período estipulado pode ter que pagar multa. Isso também pode acontecer se for constatado que a empresa apresentou alguma informação incorreta.
Passo a passo para declarar o IRPJ da sua empresa
Se você ou a sua empresa se enquadrar em qualquer uma dessas categorias, siga o passo a passo para fazer a sua declaração do IR:
1. Organize os documentos
Antes de começar o processo reúna todos os documentos relacionados a investimentos, compras e vendas da sua empresa, feitos até dia 31 de dezembro de 2021.
2. Acesse o programa da Receita Federal
Se você ainda não baixou o programa, recomendamos que baixe agora no site da Receita e deixe-o preparado desde já. Assim, você evita problemas durante o período de declaração.
3. Escolha como quer fazer a declaração
É possível aproveitar os dados da última declaração ou começar do zero. Defina a sua escolha para iniciar.
4. Siga o roteiro solicitado pelo software
O programa te fará perguntas e solicitará algumas informações sobre as suas declarações. Os procedimentos são simples, mas será necessário ter os documentos em mãos e muita atenção.
5. Entregue a declaração
Depois de seguir os passos e anexar todas as informações solicitadas, para finalizar, selecione a opção “Entregar declaração”. Pronto, você estará em dia com o Governo e a Receita Federal!
Como você deve ter percebido, o procedimento é simples, mas precisa de bastante atenção. Então, caso sinta-se inseguro para fazer a declaração da sua empresa, conte com a ajuda de profissionais especializados.
Se ficou com alguma dúvida ou quer saber mais sobre esse assunto, entre em contato conosco! Nós podemos te ajudar.